Setembro terá bandeira vermelha nível 2 e conta de luz ficará mais cara

Imagem de PIRO por Pixabay

A partir do dia 1º de setembro, os consumidores de energia elétrica vão sentir no bolso a manutenção da bandeira vermelha, patamar 2, anunciada nesta sexta-feira (29/8) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, haverá cobrança extra de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.

Até abril, vigorava a bandeira verde, que não gera acréscimo nas contas. Em maio, o cenário mudou para bandeira amarela e, desde junho, a tarifa entrou no campo vermelho. No mês passado, o nível foi elevado ao patamar 2, o mais alto do sistema tarifário, e seguirá assim em setembro.

Situação dos reservatórios

De acordo com a Aneel, a medida é necessária porque os reservatórios das hidrelétricas continuam abaixo da média histórica, reduzindo a capacidade de geração de energia a baixo custo. Para compensar, o sistema tem recorrido com mais frequência às termelétricas, que possuem custos mais elevados de operação.

Uso consciente

A agência voltou a recomendar que a população adote medidas de economia, como reduzir o tempo no banho, apagar lâmpadas em ambientes desocupados e evitar o uso simultâneo de aparelhos de alto consumo.
“A redução no gasto de energia ajuda não apenas a aliviar a conta de luz, mas também contribui para a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade do setor elétrico”, destacou o órgão em nota.

Da redação Estrutural On-line

Francisco Gelielçon