Trump eleva tarifas do Canadá para 35% por falta de cooperação no combate às drogas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva aumentando a tarifa sobre produtos canadenses de 25% para 35%. “O Canadá não cooperou para conter o fluxo contínuo de fentanil (uma droga sintética) e outras drogas ilícitas e retaliou contra os Estados Unidos pelas ações do presidente para lidar com essa ameaça incomum e extraordinária aos Estados Unidos”, diz comunicado da Casa Branca divulgado nesta quinta-feira, 31.
“Em resposta à contínua inação e retaliação do Canadá, o presidente Trump considerou necessário aumentar a tarifa sobre o Canadá de 25% para 35% para lidar efetivamente com a emergência existente”, diz documento.
A Casa Branca observou, contudo, que mercadorias qualificadas para tratamento tarifário preferencial sob o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) continuam não sujeitas às tarifas do Ieepa Canadá. A Ieepa é a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, que Trump tem invocado para conseguir as taxas extras a seus parceiros comerciais.
Em caso de desrespeito, mercadorias transbordadas para fugir da tarifa de 35% estarão sujeitas, em vez disso, a uma tarifa de transbordo de 40%, disse a Casa Branca.
Com informações do Jornal de Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Zambelli segue presa na Itália e aguarda processo de extradição
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) passou por audiência de custódia nesta sexta-feira (1º/8) e seguirá presa na Itália. Com a decisão da Justiça italiana, a parlamentar aguardará o processo de extradição detida no Instituto Penitenciário de Rebibbia, na periferia de Roma. Uma nova audiência será marcada no dia 13 de agosto. O Metrópoles apurou que a deputada respondeu a…
-
Adolescentes são maioria entre vítimas de violência sexual no DF
No Distrito Federal, a maior parte dos casos de violência sexual registrados no segundo trimestre deste ano ocorreu com adolescentes do sexo feminino. Das 366 ocorrências, 109 tinham meninas com idade entre 10 e 19 anos como vítimas. Os dados constam no mais recente boletim de violência interpessoal e autoprovocada produzido pela Secretaria de Saúde do DF…
-
Haddad diz que governo está “calibrando números” do plano contra tarifaço de Trump
Na manhã desta sexta-feira (1º), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o plano de contingência ao tarifaço de 50% imposto por Trump sobre as exportações brasileiras aos EUA já está em reta final. De acordo com Haddad, a equipe econômica do governo tem calibrado os números para apresentar uma proposta oficial ao presidente…