Adolescentes são maioria entre vítimas de violência sexual no DF

No Distrito Federal, a maior parte dos casos de violência sexual registrados no segundo trimestre deste ano ocorreu com adolescentes do sexo feminino. Das 366 ocorrências, 109 tinham meninas com idade entre 10 e 19 anos como vítimas.

Os dados constam no mais recente boletim de violência interpessoal e autoprovocada produzido pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).

Considerando apenas as vítimas mulheres, houve 99 casos de violência sexual contra adultas, 71 contra crianças de 0 a 9 anos, seis contra idosas — ou seja, mulheres com mais de 60 anos — e 31 contra jovens de 20 a 24 anos.


Violência Sexual

  • A violência sexual é caracterizada por qualquer ato sexual não consentido, incluindo agressões físicas, psicológicas e ameaças que causem dano ou sofrimento à vítima.
  • Segundo a legislação brasileira, crimes dessa natureza atentam contra a liberdade e a dignidade sexual.
  • Os crimes sexuais são divididos entre estupro, violação sexual mediante fraude, assédio sexual, favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual.

Entre homens, a violência sexual foi registrada 50 vezes no segundo trimestre do ano. A maioria das vítimas, 28 delas, é composta por crianças de 0 a 9 anos.

Violência física e psicológica

No mesmo período, a violência física foi notificada 1.092 vezes. A maior frequência ocorreu nas pessoas adultas do sexo feminino, sendo elas 44,2% do total.

Já em relação à violência psicológica, o total no período foi de 387 notificações. As mulheres adultas também foram as maiores vítimas desse tipo de crime, somando 181 casos.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Zambelli segue presa na Itália e aguarda processo de extradição

    Zambelli segue presa na Itália e aguarda processo de extradição

    A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) passou por audiência de custódia nesta sexta-feira (1º/8) e seguirá presa na Itália. Com a decisão da Justiça italiana, a parlamentar aguardará o processo de extradição detida no Instituto Penitenciário de Rebibbia, na periferia de Roma. Uma nova audiência será marcada no dia 13 de agosto. O Metrópoles apurou que a deputada respondeu a…

  • Adolescentes são maioria entre vítimas de violência sexual no DF

    Adolescentes são maioria entre vítimas de violência sexual no DF

    No Distrito Federal, a maior parte dos casos de violência sexual registrados no segundo trimestre deste ano ocorreu com adolescentes do sexo feminino. Das 366 ocorrências, 109 tinham meninas com idade entre 10 e 19 anos como vítimas. Os dados constam no mais recente boletim de violência interpessoal e autoprovocada produzido pela Secretaria de Saúde do DF…

  • Haddad diz que governo está “calibrando números” do plano contra tarifaço de Trump

    Haddad diz que governo está “calibrando números” do plano contra tarifaço de Trump

    Na manhã desta sexta-feira (1º), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o plano de contingência ao tarifaço de 50% imposto por Trump sobre as exportações brasileiras aos EUA já está em reta final. De acordo com Haddad, a equipe econômica do governo tem calibrado os números para apresentar uma proposta oficial ao presidente…

Marcos Antonio Padilha