Lula deve acionar STF contra derrubada do decreto do IOF nesta terça (1)

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a derrubada do decreto que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pelo Congresso Federal. A ação deve ser protocolada pela Advocacia-Geral da União (AGU) nesta terça-feira (1º/7).

O Planalto vai contestar a constitucionalidade da medida adotada pelos parlamentares na quarta-feira passada (25), quando Câmara e Senado aprovaram um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar a decisão de Lula. A AGU enviará uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) à Suprema Corte.

A informação foi adiantada pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo portal G1O Correio confirmou que lideranças do Congresso já foram avisadas sobre a decisão.

A judicialização do caso pode aprofundar a crise entre Executivo e Legislativo. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), alertou contra críticas feitas por governistas contra a atuação do Congresso.

“Quem alimenta o ‘nós contra eles’ acaba governando contra todos”, disse Motta. “A polarização política tem cansado muita gente. E, agora, querem criar a polarização social”, acrescentou.

Parlamentares também reclamam da forma como integrantes do Executivo vêm comentando o caso, afirmando que o Congresso derrubou uma medida que aumentaria a taxação sobre os mais ricos, e que beneficiaria os mais pobres, evitando o corte de recursos em programas sociais.

Prerrogativa do Executivo

Na sexta-feira (27), Lula pediu um estudo à AGU para verificar se há indícios de inconstitucionalidade na ação do Legislativo. O argumento principal é que decretos presidenciais só podem ser derrubados quando o Executivo extrapolar os seus poderes constitucionais. 

Como definir as alíquotas do IOF é uma prerrogativa do Executivo, a equipe jurídica do Planalto argumenta que a derrubada do decreto foi inconstitucional, e essa será a tese defendida no STF.

A Corte já designou o ministro Alexandre de Moraes como o relator dos casos que tratarem sobre a derrubada do decreto. Antes da AGU, o PSol já protocolou uma ADI para questionar a medida.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lula deve acionar STF contra derrubada do decreto do IOF nesta terça (1)

    Lula deve acionar STF contra derrubada do decreto do IOF nesta terça (1)

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a derrubada do decreto que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pelo Congresso Federal. A ação deve ser protocolada pela Advocacia-Geral da União (AGU) nesta terça-feira (1º/7). O Planalto vai contestar a constitucionalidade da medida adotada pelos parlamentares na quarta-feira…

  • CNU 2025: edital com 3.652 vagas é publicado; confira os detalhes

    CNU 2025: edital com 3.652 vagas é publicado; confira os detalhes

    O edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) foi publicado, na noite desta segunda-feira (30/6), em edição extra do Diário Oficial da União. As inscrições para o certame começam nesta quarta-feira (2/7) e seguem até 20 de julho. A taxa de inscrição, no valor de R$ 70, será igual para todos os cargos. Segundo…

  • Al-Hilal surpreende, elimina City e vai pegar o Fluminense no Mundial de Clubes

    Al-Hilal surpreende, elimina City e vai pegar o Fluminense no Mundial de Clubes

    Por Adriano Oliveira — O Al-Hilal não cedeu frente ao favoritismo do Manchester City e está classificado às quartas de final do Mundial de Clubes. Nesta segunda-feira (30/6), no Camping World Stadium, em Orlando, os sauditas contaram com brilho do centroavante brasileiro Marcos Leonardo para vencer o duelo das oitavas por 4 a 3. Na…

Marcos Antonio Padilha